domingo, 5 de abril de 2009

Mais um passo!! (igreja e cartório)

Quinta feira passada fomos de manhã à secretaria da igreja para entregar nossos documentos e fazer o pagamento do casório...deu um friosinho na barriga, mas haviam crianças e pássaros cantarolando e o dia estava lindo! Tudo correu tranquilamente e agora só falta fazer a capacitação dos noivos.

Neste sabado fomos ao cartório para dar entrada OFICIAL em nosso casamento civil.
Após o nervosismo inicial (Karena derrubando pasta, bolsa, papéis no chão, sem saber aonde entrar na fila para autenticar documentos...), finalmente sentamos frente a frente com Luis, um rapaz tranquilo e simpático, que nos fez um enorme interrogatório. Ainda bem que estavamos acompanhados de nossos queridos amigos Zé e Simone, de grande experiência no assunto, que foram testemunhar nossa união e nos ajudaram até a responder o local de nascimento da dona Aniko. A foto acima mostra nossa felicidade após cerca de 1h de vai e vem dentro do recinto, em que conseguimos dar início à jornada de oficialização do casório. Notar combosa delivery de processos do cartório à direita da foto.

Finalmente aqui vai uma dica para quem ainda irá casar no religioso e no civil.
1) Na igreja o casal deve apresentar o MESMO endereço de correspondência (vai entrender já, já porque). Se informar em que cartório o padre tem firma reconhecida.
2) Quando forem dar entrada na parte civil do casamento, vá até um cartório PRÓXIMO a residência que passaram para a igreja. Caso contrário, um dos dois pretendentes irá ter que levar o "edital de proclamas" à outro cartório, próximo de sua residência, para depois de 16 dias ter que buscar um ofício. Aparentemente isto não parece nenhum incômodo, mas os nossos amigos da justiça só abrem a partir das 9 da manhã! Além disso, você terá que voltar lá por 2 vezes e ainda pagar uma taxa de R$ 40 reais para liberação do ofício! Ou seja, muita dor de cabeça por um simples endereço, não é?? Melhor arrumar um comprovante de residência na casa do pretendente!
Se for casar somente no civil, não haverá necessidade de comprovante de residência, mas não se esqueça de dizer que os dois pombinhos moram no mesmo endereço, caso contrário a história do atestado de proclames em outro cartório se repetirá!

Vivendo e aprendendo...como só vamos casar uma vez e não usaremos esta informação de novo, deixamos aqui a dica para quem ainda vai se casar! Boa sorte!

Um comentário:

  1. daniel boy e leiticia10 de junho de 2009 às 10:17

    nossa, se tinha passarinhos e crianças é que vai dar tudo certo
    abração ai
    dani boi e leticia

    ResponderExcluir